RECOMENDO A LEITURA DO LIVRO JANGO E EU, ESCRITO PELO SEU FILHO JOÃO VICENTE GOULART, RETRATANDO A VISÃO DE UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, SAÍDA DO CONFORTO DE PALÁCIOS PARA UM TUMULTUADO E PERIGOSO EXÍLIO,DO QUAL SEU PAI O EX-PRESIDENTE JOÃO GOULART VOLTOU MORTO ANOS DEPOIS .
CONHECI JANGO EM 1969,QUANDO PROTEGIDO PELOS SEUS AMIGOS DO PTB ,DOUTEL DE ANDRADE ,RAUL RIFF,MARCELO ALENCAR,EDUARDO CHUAI ,JOSÉ TALARICO,BRIGADEIRO TEIXEIRA,FUI RETIRADO DO RIO DE JANEIRO PARA PORTO ALEGRE,DE ONIBUS ,COM QUATRO OLHEIROS DO PTB,DISFARÇADOS DE PASSAGEIROS. DE ONDE MUDEI DE ONIBUS PARA SANTANA DO LIVRAMENTO,NA FRONTEIRA DO URUGUAY,RECEPCIONADO POR VEREADORES DO PTB.
JANGO FOI COMUNICADO DA MINHA CHEGADA EM SANTANA DO LIVRAMENTO E ENVIOU SEU AVIÃO PESSOAL,PILOTADO PELO FIEL MANECO, ME APANHAR NO CAMPO DE POUSO DE RIVERA,TERITÓRIO URUGUYAIO E ME LEVAR PARA SUA FAZENDA EM TUACABEMBÓ,AONDE FUI RECEBIDO COMO UM AMIGO DE LONGA DATA .

ENCONTREI JANGO OUTRAS VEZES,EM PARIS,NO HOTEL CLARIDGE,NOS CHAMPS ELYSÉES.TODA VEZ QUE IA A PARIS ME ENVIAVA UM TELEGRAMA A ARGEL,AONDE VIVIA EXILADO ,COMUNICANDO SUAS CHEGADA.VOAVA PARA PARIS E NO CLARIDGE SEMPRE ESTAVAM SEUS FIEIS AMIGOS ,GLAUBER ROCHA,DAVID LERER ,LUIZ HILDEBRANDO PEREIRA E SEMPRE AS VISITAS NORMA BENGUEL,MAYSA MATARARAZZO,UBIRAJARA BRITO ,MOREIRA FRANCO.

AO ENTARDECER,JANGO ME DIZIA : MAURILIO NOS LEVE NAQUELE RESTAURANTE NO MEIO DOS ABATEDOUROS DE CARNE,COM ENORME CHEIRO DE SANGUE DE CARNE FRESCA ,LES HALLES DE PARIS, LR PIED DU COCCHON .QUERO TOMAR AQUELA SOPA DE CABEÇA DE PEIXE .

O QUE ME SURPREENDEU NO LIVRO,FORAM DETALHES DA VIDA PESSOAL DE JANGO QUE DESCONHECIA .ELE ERA UM HOMEM PROFUNDAMENTE RELIGIOSO,REZAVA QUANDO IA DORMIR E QUANDO ACORDOVA. ERA DEVOTO DE SÃO JORGE E N SENHORA APARECIDA

QUANDO CHEGAVA EM QUALQUER CIDADE,PROCURAVA A IGREJA MAIS IMPORTANTE AONDE ACENDIA TRES VELAS .

ADORAVA ESCREVER CARTAS LONGAS AO GAROTO JOÃO VICENTE MOSTRANDO SEU PENSAMENTO O CAPITALISMO.POLÍTICA INTERNACIONAL E OS MAIS PROFUNDOS TEMAS POLÍTICOS.PARA QUEM TEVE A IMAGEM DESCONTRUÍDA PELA DITADURA,COMO UM BOIADEIRO ANALFABETO É SURPREENDENTE SUA AGUDEZA INTELECTUAL .

FALAVA BEM FRANCÊS E ADORAVA PARIS .LER ESTE LIVRO É O MAIOR APRENDIZADO DO BRASIL POLÍTICO CONTEMPORÂNEO .

Related Posts with Thumbnails