A  evolução  da  economia  mundial  não deixa  nenhuma  dúvida  na  realização  de  mega  projetos  ligando  as  rotas marítimas do    OCEANO ATLÂNTICO   com  as rotas marítimas  do  OCEANO  PACÍFICO ,através  de  canais    marítimos do  OCEANO  PACÍFICO   ao  ATLÂNTICO ,e   MEGA  FERROVIAS .

No  caso  de  novos  canais ,mais  moderno, largos  e  profundos  do que o    CANAL  DO  PANAMÁ, já  existe  um  projeto  bancado  inteiramente  pelos  chineses ,através da    NICARÁGUA ,na AMÉRICA  CENTRAL  em  fase  adiantada  de  negociações e  projeto  técnico .

Quanto  a  ferrovias, sempre  foi  um  sonho construir  uma  ferrovia  dos  portos  brasileiros atlânticos  ,pela  selva  amazônica   brasileira  ,entrando  na  selava  amazônica  peruana e  subindo 4000 metros  para  vencer  a  cordilheira  dos  ANDES, UM  PROJETO  COMEÇA  A  SER  DELINEADO  COM  4.544  KM   de  extensão.

Esse projeto  baratearia a  rota  das  exportações/importações   brasileiras  para  a  ÁSIA  e    e  não  há  a menor  dúvida  que  também  interessaria  a    CHINA ,O  JAPÃO ,A  MALÁSIA, detentores  de  grandes capitais  a  procura  de  investimentos .

O  custo dessa ferrovia  é  estimado hoje  em  10  bilhões  de  dólares   para  começar  mas  o  custo  final  pode  chegar  a  50 bilhões . É  CARÍSSIMA   CONSTRUÇÃO  DE  UMA  FERROVIA  que  tenha  que  ter  uma  elevação de 4.000  metros  para  vencer  os  ANDES  e  adentrar  pela  compacta  selva  amazônica.A  alternativa  de  um  túnel  furando  os   ANDES ,no  momento  está  descartada por  custar  mais  que as  obras  de  arte  no  trecho  andino e  condições  técnicas  para  suportar  grandes  terremotos  sem  falar  no  custo  das  desapropriações de  terrenos particulares  no   PERÚ.  Na parte  peruana final  iria ao    PORTO  DE  BAYOCAR ,no norte  do    PERÚ  ,DEPARTAMENTO  DE  PIURA,Além  desse porto ,o  PERÚ   ,tem  o  moderno   PORTO  DE  CALLAO .

No  BRASIL, não  haveria  custo de  construção  de  portos  ,com  a  existência  em  pleno  funcionamento  do  porto  cearense  de  a PECÉM  e  de  SUAPE    em    PERNAMBUCO .

PODE  DEMORAR  MAS NINGUÉM  DUVIDE DESSES  PROJETOS

Outra alternativa  ,mais  barata  é  fazer  essa  ligação  via  BOLÍVIA,  que  já  dispõe no  norte de  importante  malha  rodoviária  ,atingindo  portos  no  sul  do   PERÚ e  norte    CHILE .

A realização  desse  projeto  seria  o  maior  feito  político de  integração  entre  os  vários  países  da  AMÉRICA  DO  SUL

GRUPOS  INTERNACIONAIS  INTERESSADOS

Certamente  com  receio  que  os  chineses se  ofereçam  para  sòzinhos  bancarem  o projeto ,tendo  assim  a preferencia  para  o  fornecimento  das  locomotivas e  vagões,3  grupos  estrangeiros já  comunicaram  ao   BRASIL  e  ao  PERÚ  que  estão  também  interessados .

A  americana    GE ,maior  fabricante no  ocidente  de  locomotivas e  vagões  se dispõem    a montar  o  pacote  financeiro ,bem  como  o  grupo  multinacional  italiano  IMPLEGIO .O  outro  grupo  seria  o  grupo  indiano , TATA

 

 

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