Todos nós ,guardamos fotos antigas ,de nossos familiares ,de muitos amigos que se foram . Muitas vezes , juntamos cartas antigas ,bilhetes e os mais velhos ,telegramas e os postais fúnebres . Nunca jogamos fora ,quando somos obrigados a fazer a limpeza e jogar no lixo ,uma infinidade de papéis sem nenhuma serventia .
TODO ESSE ACERVO REPRESENTA MEMÓRIA VIVA DE UM PASSADO MORTO .
Quando em uma arrumação ,resolvemos olhar essas fotos, cartas é como se as pessoas que escreveram ou foram retratadas revivessem .Da nossa memória , sai o som de suas vozes e o semblante que tinham , sempre carinhoso conosco .
ESSA MEMÓRIA VIVA É UM DOS GRANDES PRAZERES DA VIDA .

ALTÍSSIMA TECNOLOGIA .

Um projeto concebido há huas décadas ,está perto de ser concluído depois de quase dez anos de viagem pelo sistema solar .

A sonda espacial européia ROSETTA , lançada em 2004 , deverá sobrevoar o cometa 67P/CHURYUMOV-GERASIMENKO em 2014 e enviar um mini laboratório , O PHILAE , para pousar no núcleo do corpo celeste ,um feito inédito .

COMETAS

Cometas são fosséis espaciais ,surgidos há bilhões de anos e mantendo basicamente a mesma estrutura química .

Ao passarem em frente do SOL ,criam a famosa cauda luminosa que os caracteriza , ejetando poeira , água e outras substâncias .

A SONDA
O nome da sonda é uma homenagem a PEDRA DE ROSETTA , encontrada no EGITO e que ajudou a decifrar os hieróglifos ,a escrita antiga egipcia .
O nome do mini laboratório PHILAE ,é uma homenagem a ilha grega ,na qual foi encontrado um obelisco , que também ajudou a decifrar escritas antigas .

A parte mais perigosa dessa missão ocorrerá em novembro de 2014 .o pouso do laboratório PHILAE no núcleo do cometa .

Ninguém sabe exatamente o há superfície .PODE SER POEIRA MACIA ,na qual ele vai afundar , ferrita sólida , na qual pode se arrebentar ou fendas ,onde pode cair de lado ou de cabeça para baixo .
SE TUDO DER CERTO , O MINI LABORATÓRIO SOLTARÁ UMA BROCA QUE FARÁ UM FURO DE 20 CM NO SOLO DO PLANETA ,EXAMINARÁ O MATERIAL QUIMICAMENTE E ENVIARÁ OS RESULTADOS PARA A ESA , A AGENCIA ESPACIAL EUROPÉIA .

NA SUA VIAGEM A SONDA ROSETTA HÁ DOIS ANOS NÃO SE COMUNICA COM A TERRA .APÓS A ATERRISSAGEM A COMUNICAÇÃO SERÁ RESTABELECIDA .

OS CIENTISTAS ESTÃO ANSIOSOS ,PARA DESCOBRIR SE O INVENTO SOBREVIVEU A TRAVESSIA DO PERIGOSO CINTURÃO DE ASTERÓIDES E A ATERRISSAGEM .

A NAVE EUROPEIA , USA A ENERGIA SOLAR , CAPTADA POR DOIS ENORMES PANEIS SOLARES DE 14 METROS.

NENHUMA MISSÃO ANTERIOR FOI TÃO LONGE .

Related Posts with Thumbnails