A  FOLHA  DE  SP, HOJE, 27/4, PUBLICA INTERESSANTE ENTREVISTA COM O PRIMATÓLOGO, FRANS DE WALL, HOLANDÊS, BIÓLOGO, COM ENFOQUE NO COMPORTAMENTO DE CHIMPANZÉS. PRINCIPAIS LIVROS, A ERA DA EMPATIA (2010 ) EU, PRIMATA ( 2007 ) seu clássico, CHIMPANZEE POLITICS, ainda não foi traduzido no BRASIL.

LANÇADO NOS E.E.U.U, O BONOBO E O ATEU, AFIRMA QUE NINGUÉM PRECISA DE NENHUM DEUS PARA SER BOM.

COM BASE EM ESTUDOS COM GRANDES MACACOS E OUTROS MAMÍFEROS SOCIAIS, COMO CETÁCEOS E ELEFANTES, ELE DIZ QUE A MORALIDADE NÃO SURGIU NEM GRAÇAS LEIS CREDITADAS A ALGUM DEUS MAS DERIVA DE EMOÇÕES QUE COMPARTILHAMOS COM ESSAS ESPÉCIES.

BONOBOS E CHIMPANZÉS SABEM QUE É SEU DEVER CUIDAR DE UM AMIGO DOENTE, RETRIBUIR UM FAVOR E PEDIR DESCULPAS.

DIZ  QUE  O  INIMIGO  DA  HUMANIDADE  NÃO  É   A  RELIGIÃO  MAS  O  DOGMATISMO  .APESAR  DE  ATEU  ,QUER  DISTANCIA  DOS   ATIVISTAS   ATEUS  ,  QUE  JULGA   TÃO   DOGMÁTICOS  E   DONOS   DA VERDADE   COMO OS RELIGIOSOS.

NÃO ACREDITA QUE  AS RELIGIÕES NASCERAM BRUTAIS E HOJE BUSCAM SE HUMANIZAR. TEME QUE ELIMINAR AS ATUAIS RELIGIÕES, PROVOCA O RISCO DE SUA SUBSTITUIÇÃO POR ALGO PIOR. VIVENCIAMOS ESSE RISCO COM O COMUNISMO QUE SUBSTITUIU A RELIGIÃO POR UM DOGMA PIOR E MAIS CRUEL.

CONSTATA  QUE  OS  SERES   HUMANOS   TEEM  FORTE  TENDENCIA   PARA    ACREDITAREM   EM  COISAS  SOBRENATURAIS  .É  MELHOR  PARA   A   HUMANIDADE   QUE  AS RELIGIÕES  SE  ADAPTEM  A  VIDA  MODERNA, COM  LIVRE  PENSAR.

Related Posts with Thumbnails