INTERESSANTE ENTREVISTA DO SOCIÓLOGO INGLES JOHN URRY, NO PROGRAMA MILÊNIO DA GLOBO NEWS .

SOBRE O PETRÓLEO: DEPOIS DO SOL, O PETRÓLEO É O MAIS RICO RECURSO ENEGÉRTICO USADO NO PLANETA. A FORMA USA-LO É PRIMITIVA. SE USA QUEIMANDO, EMBORA NÃO SEJA UM BEM RENOVÁVEL MAS FINITO.

A SOCIEDADE MODERNA É TOTALMENTE DEPENDENTE DE PETRÓLEO, COMUNICAÇÃO: SATÉLITES, CELULARES, INTERNET, NADA SERIA POSSÍVEL SEM PETRÓLEO. NA VIDA PESSOAL: ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, CALÇADOS, MEDICAMENTOS.

O PETRÓLEO TAMBÉM FOI RESPONSÁVEL PELA MAIOR REVOLUÇÃO QUE ENVOLVEU O SER HUMANO. A CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS. O QUE MUDA O MUNDO SÃO AS IDÉIAS E NÃO AS COISAS .

NA IDADE MÉDIA, QUANDO O SER HUMANO JÁ DOMINAVA A ESCRITA, AS RELIGIÕES MONOPOLIZARAM O SABER. APENAS NOS SÍTIOS RELIGIOSOS, PODERIA HAVER PERGAMINHOS ESCRITOS E QUEM SOUBESSE LER. AS IGREJAS QUERIAM QUE TODA A POPULAÇÃO HUMILDE DO MUNDO FOSSE ANALFABETA, TIVESSE MEDO DO INFERNO, DO DEUS ODIENTO E CRUEL QUE ESSAS RELIGIÕES CRIARAM. ASSIM OBEDECERIAM MELHOR O REI, O SENHOR FEUDAL E A NOBREZA.

DEPOIS DE GUTEMBERG, A IMPRENSA MULTIPLICOU OS IMPRESSOS E BAIXOU OS PREÇOS. AS IDEIAS COMEÇARAM A CIRCULAR. COM O RÁDIO, TV, JORNAIS E INTERNET QUALQUER IDEIA NOVA IDEIA CIRCULA EM SEGUNDOS POR TODO O MUNDO.

MESMO NAS CRUÉIS DITADURAS QUE INFELICITAM O MUNDO, COREIA DO NORTE,CHINA, CUBA E ALGUNS INFELIZES PAÍSES ISLÂMICOS ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL IMPEDIR A CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS.

INICIALMENTE O CAPITAL FINANCEIRO CONQUISTOU MOBILIDADE UNIVERSAL ABSOLUTA. DEPOIS FORAM AS PESSOAS, LITERALMENTE DERRUBANDO AS FRONTEIRAS. AGORA SÃO AS IDEIAS E ESTA CIRCULAÇÃO DESTRUIRÁ O ANACRONISMO DE TODOS OS DOGMAS RELIGIOSOS E TORNARÁ IRRELEVANTE CRENÇAS NOS DEUSES QUE OS SERES HUMANOS CRIARAM PARA SUA INFELICIDADE.

Related Posts with Thumbnails