ESTOU LENDO DOIS EXCELENTES LIVROS :O JARDIM DAS FERAS ,A HISTÓRIA REAL DE UM EMBAIXADOR AMERICANO ,NA ALEMANHA ,NO INICIO DO NAZISMO. JÁ COLOQUEI NO BLOG MATERIAL A RESPEITO.

O OUTRO COMECEI HOJE E ESTOU FASCINADO PELA LEITURA .CHAMA-SE ,A VIRADA ,DE STEPHEN GREEBLATT , O NASCIMENTO DO MUNDO MODERNO .

É TÃO INTERESSANTE ,QUE APESAR DE TER LIDO POUCAS PÁGINAS JÁ TENHO MUITO A TRANSMITIR A VOCÊS .

A VIRADA
TRATA-SE DA HISTÓRIA DE POGGIO BRACCIOLINI ,QUE OCUPAVA O PRECIOSO POSTO DE SECRETÁRIO APOSTÓLICO DO PAPA ,QUE EM NOME DO DEUS E COM PODEROSOS EXÉRCITOS TINHA MAIS PODER QUE OS REIS E QUE COM UM SIMPLES GESTO QUEIMAVA VIVO QUEM JULGAVA HEREGE .

POGGIO BRACCIOLINI ,ABANDONOU O PODER NO VATICANO E FOI BUSCAR EM CONVENTOS MEDIEVAIS MANÚSCRITOS ANTIGOS QUE PUDESSEM SER RECUPERADOS .

DEPAROU-SE COM UMA OBRA ESCRITA PELO POETA LUCRÉCIO NOS INÍCIOS DE 1400 , CHAMADA DE RERUM NATURA ,( DA NATUREZA DAS COISAS ) E ESQUECIDA NOS ÚLTIMOS 100 ANOS .

A VISÃO DE MUNDO DO POETA LUCRÉCIO .
LUCRÉCIO ERA O QUE PODEMOS CHAMAR DE SUBVERSIVO PERIGOSO .SUA MANEIRA DE VER O MUNDO E A HISTÓRIA SE CHOCAVA COM TODO O CONHECIMENTO GUARDADO A SETE CHAVES E PROTEGIDO PELA ATRASADA E CRIMINOSA VISÃO CRISTÃ DO MUNDO .

A VISÃO DO POETA LUCRÉCIO .

A VISÃO SUBVERSIVA DE LUCRÉCIO É O EMBRIÃO DA NOSSA CONCEPÇÃO MODERNA DE MUNDO .

SOMOS FEITOS DA MESMA MATÉRIA QUE COMPÕE AS ESTRELAS ,OS OCEANOS E TODAS AS COISAS .

MAS NADA ,DE NOSSA ESPÉCIE ,AO PLANETA EM QUE VIVEMOS E AO SOL QUE NOS ILUMINA E DÁ CALOR , EXISTIRÁ PARA SEMPRE.SÓ OS ÁTOMOS SÃO IMORTAIS .TUDO ESTÁ LIGADO E TUDO CONECTADO .

O QUE OS SERES HUMANOS DEVEM FAZER ,É SUPERAR SEUS MEDOS E ACEITAR O FATO ,DE QUE ELES PRÓPRIOS E TODAS AS COISAS QUE ENCONTRAM SÃO TRANSITÓRIOS E ACEITAR E BUSCAR A BELEZA E O PRAZER DO MUNDO E DA VIDA .

HOMENS QUE PENSAVAM COMO LUCRÉCIO ,SOBRETUDO DEPOIS DA ASCENSÃO DO CRISTIANISMO ,FORAM REJEITADOS COMO LOUCOS ,IGNORADOS E ESQUECIDOS E QUEIMADOS VIVO PELA IGREJA .

TODA ESSA IGNORÂNCIA NÃO TEM MAIS CABIMENTO NA VIDA MODERNA ,SALVO EM ALGUNS PAÍSES COM A INFELICIDADE DE SE RECLAMAREM DE ALÁ E DO PROFETA .

MUITOS FORAM TORTURADOS E QUEIMADOS VIVOS PELO PECADO MORTAL DA CURIOSIDADE .OS PAPAS DIZIAM QUE DEIXAR-SE LEVAR PELA CURIOSIDADE SIGNIFICA CORRER O RISCO DE PASSAR A ETERNIDADE NO INFERNO .

CONTRARIAR A ORDEM CRISTÃ ERA MORTE CERTA .DEIXAR DE PRESTAR REVERENCIA A UM PODEROSO ,SE AJOELHAR DIANTE DE QUALQUER MONGE, E NÃO DESCOBRIR A CABEÇA NA PASSAGEM DE UM SENHOR ,PODERIA PROVOCAR O RASGAMENTO DO NARIZ , TER OS OLHOS FURADOS OU PESCOÇO QUEBRADO .

A HUMANIDADE JÁ VIVEU ESSE HORROR E DEU A VOLTA POR CIMA .

PARECE QUE ESSE LIVRO VAI FAVORECER MUITO MAIS MATÉRIA .

Related Posts with Thumbnails