A EVOLUÇÃODO LIVRO

A MAIORIA DOS LIVROS DO MUNDO ANTIGO TINHA A FORMA DE ROLOS .
NO SÉCULO XIV . A CRISTANDADE OPTOU POR UMA FORMA CHAMADA CÓDEX ,DO QUAL DERIVAM AS FORMAS DE LIVRO QUE CONHECEMOS .
O CÓDEX TEM A VANTAGEM DE FACILITAR UMA LEITURA MAIS FÁCIL ,PAGINADA E NUMERADA .AS PÁGINAS PODIAM SER VIRADAS ,COMO NOS LIVROS ATUAIS .

POR MAIS DE MIL ANOS ,OS LIVROS ERAM ESCRITOS EM PAPIROS ,FEITO DE COURO DE ANIMAIS. VACAS ,OVELHAS ,CABRAS E OCASIONALMENTE CERVOS .

A FEITURA DOS PAPIROS

A SUPERFÍCIE DO COURO TINHA QUE SER ALISADA COM PEDRA POME ,PARA TIRAR OS PELOS E AS IMPERFEIÇÕES E CALOMBOS .

O PERGAMINHO MAIS FÁCIL DE FACILITAR O TRABALHO DOS ESCRIBAS ,ERA FEITO DE COURO DE VITELO .ERA SUPERIOR QUANDO FEITO COM VITELO INTRA UTERINO .

ESSES PERGAMINHOS ERAM RESERVADOS PARA AS ESCRITAS MAIS IMPORTANTES E VALIOSAS .DEPOIS DO TRABALHO DOS ESCRIBAS ,COLOCAVAM UMA CAPA DURA DE MADEIRA , QUE PODIA CONTER ATÉ PEDRAS PRECIOSAS .SEMPRE ERAM TEXTOS DE EXALTAÇÃO AO DEUS CRISTÃO .

O PAPEL SÓ VEIO A APARECER MUITOS ANOS DEPOIS .PARA DOMINAR A IGREJA MANTINHA A IGNORÂNCIA DA POPULAÇÃO PROIBINDO ESCOLAS

ESSES PAPIROS ERAM GUARDADOS COM PROTEÇÃO ARMADA NOS MONASTÉRIOS E NESSA ÉPOCA SÓ MONGES E DIGNATÁRIOS DA IGREJA SABIAM LER E ESCREVER ,GERALMENTE EM GREGO OU LATIM .TODA A POPULAÇÃO ERA ANALFABETA TINHA MEDO DO INFERNO E DO DIABO E TREMIAM DE MEDO DIANTE DE QUALQUER AUTORIDADE DA IGREJA .

COM OS PAPIROS TORNANDO-SE RAROS E DE DIFÍCIL CONFECÇÃO ,OS MONGES NOS CONVENTOS INVENTARAM UMA RUDIMENTAR TÉCNICA DE APAGAR O QUE ESTAVA ESCRITO E ESCREVER POR CIMA .

NOS MONASTÉRIOS REINAVA A CORRUPÇÃO E AS ORGIAS SEXUAIS COM AS ADOLESCENTES ,FILHAS DOS CAMPONESES .

A PEDOFILIA ENTRE OS MONGES ERA UMA PRÁTICA HABITUAL .

TÉCNICAS MODERNAS SÃO CAPAZES DE RECUPERAR AS ESCRITAS APAGADAS PELOS MONGES .

ESSA ÉPOCA DE OBSCURIDADE FOI DEVASTADA PELO PERÍODO CHAMADO RENASCIMENTO QUE DETONOU ESSA CULTURA DE DINOSSAUROS IMPOSTA PELA CRUZ , ESPADA TORTURA E ASSASSINATOS NAS FOGUEIRAS PRATICADAS PELO CRISTIANISMO .

O RENASCIMENTO

O RENASCIMENTO REPRESENTOU UMA REBELIÃO CONTRA AS BARREIRAS QUE OS SÉCULOS HAVIAM ERGUIDO EM TORNO DA CURIOSIDADE ,DO DESEJO , DA INDIVIDUALIDADE E DOS DESEJOS DO CORPO .

A TRANSFORMAÇÃO NÃO FOI REPENTINA NEM INDOLOR .A IGREJA QUEIMOU MUITA GENTE VIVA EM FOGUEIRAS MAS NÃO TEVE FORÇA PARA IMPEDIR O SURGIMENTO DE UMA NOVA ERA .

FORAM SENDO AFASTADAS AS PREOCUPAÇÕES COM ANJOS ,DEMÔNIOS E SANTOS PARA SE CONCENTRAR NAS COISAS DESSE MUNDO .

PREVALECEU A IDEIA DE QUE ALGUÉM PARA SER ÉTICO E CORRETO NÃO PRECISAVA RECEBER UM CASTIGO OU A RECOMPENSA DE NENHUM DEUS ,GERALMENTE RAIVOSO E IRADO .

AS PESSOAS PASSARAM A CONSIDERAR QUE O MUNDO MORTAL BASTAVA, QUE A VIDA É CURTA E TODOS DEVEM PROCURAR DESFRUTÁ-LA COM PRAZER .

ESSE PERÍODO RENASCENTISTA É A HISTÓRIA DE COMO O MUNDO DEU UMA VIRADA EM NOVA DIREÇÃO .O AGENTE DESSA MUDANÇA NÃO FOI UMA REVOLUÇÃO ,UM EXÉRCITO IMPLACÁVEL . FORAM AS NOVAS IDEIAS ,TÃO BEM PRECONIZADAS PELO POETA LUCRÉCIO .

LUCRÉCIO ESTÁ IMORTALIZADO PELAS IDEIAS DO SEU POEMA ,DE RERUM NATURA MAS NINGUÉM SABE SEQUER O NOME DOS PAPAS E DIGNATÁRIOS ASSASSINOS DA IGREJA QUE ATERRORIZARAM O MUNDO POR SÉCULOS .

O RENASCIMENTO É O PERÍODO DA HISTÓRIA DA EUROPA ,APROXIMADAMENTE ENTRE FINS DO SÉCULO XIII E MEADOS DO SÉCULO XVII .

ESSE PERÍODO ASSINALA O FIM DA IDADE MÉDIA ,CONSIDERADA ERA DE TREVAS E O INÍCIO DA ERA MODERNA .NESSE PERÍODO TAMBÉM COMEÇOU O FIM DO FEUDALISMO E A ASCENÇÃO DO CAPITALISMO .

Related Posts with Thumbnails