UMA DISCUSSÃO ALUCINADA

É PRECISO TERMOS A GENEROSIDADE DE ENTENDER A ALUCINADA CONTROVÉRSIA ENTRE DOR E PRAZER NA IDADE DAS TREVAS ,SÉCULOS IX A XIV , DENTRO DO CONTEXTO DAQUELA ÉPOCA .

OS FILÓSOFOS GREGOS , EPICURO E POSTERIORMENTE PLATÃO ,SÓCRATES E ARISTÓTELES PRECONIZAVAM QUE OS HUMANOS BUSCASSEM OS PRAZERES DA VIDA E A FELICIDADE .

QUANDO A CRISTANDADE TRIUNFOU ,OS CHAMADOS FILÓSOFOS CRISTÃOS DEFENDIAM QUE OS HUMANOS DEVIAM SOFRER MUITO PARA ALCANÇAR A GRAÇA DE DEUS .

ALEGAVAM QUE O FILHO DE DEUS SOFREU DORES HORRÍVEIS E CRUELDADES PARA SALVAR TODOS OS CRISTÃOS .PORTANTO TODOS OS HUMANOS DEVIAM BUSCAR O SOFRIMENTO E NUNCA O PRAZER .OS MONASTÉRIOS E CONVENTOS UTILIZAVAM INSTRUMENTOS TERRÍVEIS DE AUTOMUTILAÇÃO .

O IMPERADOR ROMANO CONSTANTINO , QUANDO CONVERTEU-SE AO CRISTIANISMO ,CONVOCOU UM MONGE CHAMADO LACTÂNCIO PARA SER TUTOR DE SEUS FILHOS .

ESSE TUTOR ERA UM ALUCINADO TOTAL .SEU OBJETIVO ERA AFASTAR OS CRISTÃOS DE QUALQUER BUSCA DE PRAZER E DE DESFRUTE DA VIDA E PROCURAR O SOFRIMENTO .

ELE DIZIA QUE DEUS ESTAVA IRADO CONTRA OS HUMANOS DEVIDO AOS SEUS PECADOS E QUERIA QUE SOFRESSEM MAIS DO QUE SEU FILHO ,JESUS CRISTO ,QUE MORREU PARA SALVAR A TODOS .LACTANCIO LEMBRAVA QUE NUNCA NENHUMA IMAGEM DE CRISTO , MOSTROU ELE SORRINDO , MAS SEMPRE COM CARA DE TRISTEZA E SOFRIMENTO .PORTANTO NENHUM HUMANO TINHA DIREITO DE SER FELIZ E ESTAR CONTENTE .PARA OBEDECER A DEUS , O CRIADOR DEVIAM BUSCAR DOR E SOFRIMENTO . SE NÃO FIZESSEM DE BOA VONTADE , DEUS NA SUA IRIA ENVIARIA AS PESTES PARA DEVASTAR A HUMANIDADE .NESSA ÉPOCA NÃO HAVIA VACINAS NEM ANTIBIÓTICOS E MILHÕES MORRERAM DE TODAS AS PESTES CONHECIDAS ,BUBÔNICA ,CÓLERA ,VARÍOLA , NEGRA ETC.
TODOS OS HUMANOS ACREDITAVAM QUE AS PESTES ERAM ENVIADAS POR DEUS ,MANIFESTANDO SUA IRA CONTRA A HUMANIDADE .

NESSA ÉPOCA ,OS HUMANOS TINHAM UM MEDO HORROROSO DA IRA DE DEUS E DAS CRUELDADES DA IGREJA E ACHAVAM CERTO BUSCAR O SOFRIMENTO .

É POR ISSO QUE O POEMA DE LUCRÉCIO , DE RERUM NATURA , ERA ALTAMENTE SUBVERSIVO POR PRECONIZAR UMA VIDA PRAZEROSA

HOJE CERTAMENTE CONSIDERARÍAMOS UM PIRADO, DESTITUÍDO DE TODA CREDIBILIDADE QUALQUER PESSOA QUE DEFENDESSE ESSAS IDEIAS .

Related Posts with Thumbnails