Acabei de assistir o filme iraniano , A SEPARAÇÃO , que deve levar algumas estatuetas no OSCAR e disputa mesmo o primeiro lugar , como filme estrangeiro .

O filme retrata o cotidiano de pessoas comuns em um país que não é arabe mas persa , com história secular e herois guerreiros que comandavam o poderoso império persa .

Esse país tem história política triste e tenebrosa . Possuindo grande reservas de petróleo ,nos anos 50 , teve um dirigente
que osou desafiar o poderio do OCIDENTE , MOSSADEJ , que foi derrubado por uma conspiração comandada pela CIA

Nesse triste episódio houve participação da embaixada brasileira , comandada
pelo diplomata HUGO GOUTHIER , que recebia o dinheiro da CIA e repassava para os golpistas ,que colocaram o xá REZAH PALEWI ,no poder .

O XÁ FOI VARRIDO DO PODER POR UMA REVOLUÇÃO COMANDADA PELO AYATHOLLA KHOMEINE .

Até hoje o infeliz IRÃ é comandado por uma súcia de Ayatolhas islâmicos xiitas ,que são o poder supremo acima do Ditador que elejeram como PRESIDENTE .

RECOMENDO QUE ASSISTAM O FILME E TESTEMUNHEM O QUE REPRESENTA A INFELICIDADE DE VIVER EM UM PAÍS ,AONDE A RELIGIÃO ESTÁ ACIMA DO ESTADO , DAS LEIS E EM NOME DO DEUS QUE ELES ACREDITAM , ALÁ ,MATAM , TORTURAM , IMPEDEM IMPRENSA LIVRE .

É VENDO FILMES COMO ESSE QUE PODEMOS CONSTATAR , COMO É IMPORTANTE DEMOCRACIA , COM SEPARAÇÃO ENTRE OS PODERES EXECUTIVO , LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO , LIBERDADE DE EXPRESSÃO , DE IR E VIR , IMPRENSA LIVRE E PARLAMENTO ELEITO NO RESPEITO A PLURALIDADE DE PARTIDOS E PENSAMENTOS POLÍTICOS .

O FUNDAMENTAL É NUNCA PERMITIR QUE QUALQUER RELIGIÃO SE APROPIE DO PODER E IMPONHA UMA SITUAÇÃO DESUMANA E CRUEL .

Related Posts with Thumbnails