http://www.turistamalemolente.com.br/wp-content/uploads/2011/02/dicasestudo.jpg

Como conciliar o estudo para concursos com trabalho e faculdade? Esta foi a pergunta que ao menos três internautas enviaram para a colunista Lia Salgado*. A especialista em concursos sugere que, nesse caso, a preparação para um cargo público seja concentrada no fim de semana. “Durante a semana, esquece. Quem está trabalhando o dia inteiro e fazendo faculdade à noite nem pense em estudar durante a semana, senão isso vai levar a uma exaustão, a um estresse que termina complicando até a faculdade”, opina.

Lia aconselha fazer um plano de estudos para o fim de semana, mas reservando uma parte do domingo para descansar. “E, nos momentos de férias da faculdade, pode trazer o estudo para o horário das aulas”, ensina.

Outra possibilidade, lembra ela, seria escolher entre faculdade e concurso. “Se você estiver em dificuldades financeiras e estiver bem no comecinho da faculdade, talvez seja sensato trancar e se dedicar aos concursos durante a noite, com mais possibilidade de avançar até a vaga e, assim que for aprovado, voltar para a faculdade. É sempre importante continuar os estudos, isso faz a gente caminhar melhor na vida”, comenta a colunista.

“Mas se já estiver terminando a faculdade, por que não esperar mais um ou dois semestres, para terminar [o curso] com qualidade e, assim que acabar, colocar a preparação para concurso no horário em que fazia a faculdade?”, questiona Lia. “Eu só posso levantar as questões e ajudar a pensar, mas a decisão é de vocês.”

Quantas horas estudar
O internauta Roosevelt perguntou à especialista quantas horas se deve estudar para um concurso. “Essa é uma resposta que não sei”, afirma Lia. A colunista destaca que não há necessidade de se preocupar com o número de horas estudadas: “Ao longo de sua preparação, você vai criando condições, ficando mais concentrado e poderá alongar o tempo de estudo. O ideal é começar com menos tempo e, aos poucos, ir aumentando.” Segundo Lia, o importante é manter um ritmo e estudar sempre. “Quando você menos perceber, já terá acumulado uma quantidade de conhecimento que vai lhe dar condições de ser aprovado.”

Licenciatura vale como graduação superior?
Renato e Leonardo perguntaram a Lia se, nos concursos de nível superior que exigem graduação em qualquer área, é aceita a licenciatura. “De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, licenciatura, bacharelado e curso superior de tecnologia são graduações de nível superior”, responde a colunista. “Então, quem tem diploma de licenciatura só não poderá participar de um concurso se ele exigir bacharelado. Se exigir nível superior ou graduação de nível superior, vocês podem participar normalmente.”

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Related Posts with Thumbnails