As amostras de antibiótico, por exemplo, deverão ter a quantidade total de comprimidos para um tratamento completo.

Distribuir amostras grátis é uma prática comum na indústria farmacêutica. Funciona assim: um representante da empresa que produz o medicamento vai ao consultório. Convence o médico de que o remédio é bom e deixa várias amostras. O paciente ganha as amostras. Mas as caixas não contêm a quantidade necessária de comprimidos para o tratamento. O paciente é obrigado a comprar o que falta. Foi o que aconteceu com a zeladora Maria do Socorro Moura Alves: “Eles não dão de novo. Tive que comprar”.

Uma resolução publicada pela Anvisa trouxe novas exigências para a distribuição de amostras grátis. Quem não cumprir as regras, poderá ser denunciado e sofrer punições. As amostras deverão seguir os padrões de fabricação e embalagens dos produtos originais registrados na Anvisa.

Para evitar um tratamento incompleto, no caso dos antibióticos, os profissionais deverão entregar ao paciente a quantidade suficiente para o tratamento. Amostras de anticoncepcionais devem ser entregues 100%, ou seja, com o mesmo número de pílulas do medicamento original. É norma a expressão venda proibida. Até agora era apenas uma recomendação. Os médicos, dentistas e veterinários passam a ser responsáveis pela conservação e pela validade do estoque de amostras mantido no consultório.

“Se estes requisitos não foram obedecidos, o paciente usar um medicamento por um prazo menor, em uma dose menor do que aquela preconizada, ele não só não vai ter o beneficio da cura da sua afecção, como poderá ter prejuízos na sua saúde”, aponta o presidente do CREMESP Henrique Carlos Gonçalves.

“O fato de fornecer um tratamento completo faz com que isso seja mais bem seguido. Acho mais honesto por parte do laboratório e do médico que fornece isso para a população”, opina o clínico geral Alfredo Salim Helito.

Essas normas valem para todos os profissionais da área de saúde. Se um médico descumprir as regras pode ter até a licença profissional cassada.

Bom Dia Brasil – G1

Related Posts with Thumbnails