Foto: cozinhapequena.com

Foto: cozinhapequena.com

Tem gente que adora verduras, legumes e frutas. Que tal misturar tudo numa salada? É possível e fica muito gostoso. Aprenda a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento.

Tem gente que adora verduras, legumes e frutas. E que tal misturar tudo numa salada?
É possível e fica muito gostoso. Você ainda vai aprender agora a fazer a combinação certa para tirar o melhor proveito de cada alimento.

Nos pratos coloridos folhas e legumes dividem espaço com frutas. Se você acertar na combinação pode até potencializar os nutrientes de cada alimento.

A beterraba e todos os legumes e verduras de cor escura, como o brócolis, são ricos em ferro e vão muito bem com abacaxi, que é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro.

Já maça e melão, que têm muitas vitaminas do complexo B, ajudam na absorção do fósforo e do magnésio encontrados no repolho, abobrinha e chicória. Se você gosta de usar esta folha, equilibre o sabor com frutas secas como a uva passa.

“Passas são fontes de carboidrato e vai ajudar no sabor doce, porque a chicória é um pouco amarga”, comenta Luciana Drumond, nutricionista.

Se a salada levar batata, não descasque as frutas e verduras. As fibras das cascas diminuem a absorção dos carboidratos pelo organismo. A maça pode ajudar ainda na digestão dos outros ingredientes.

“Ela tem a pectina, que é uma fibra solúvel e ajuda a evitar aquela azia normal que a gente tem com o suco gástrico”, diz a nutricionista.

Pra maça não escurecer, a dica é deixá-la de molho em um pouco de água com limão.

As frutas podem ser usadas também para temperar as saladas. Manga e maracujá, por exemplo, misturados com iogurte, água ou azeite, são saborosas opções de molhos.

Bata a polpa do maracujá com água, mel e uma pitada de sal. Depois, lentamente misture o azeite. Já a manga é misturada com iogurte natural, hortelã e uma pitada de sal.

Atenção: não use molhos à base de derivados do leite nas saladas com alimentos ricos em ferro porque o cálcio reduz o aproveitamento deste mineral.

“Você ganha em sabor, aparência e também questão de vitaminas e minerais”, completa a nutricionista.

Confira as receitas

Salada com abacaxi:
Rasgue a alface e forre o prato.
Junte cenoura cozida, brócolis, beterraba crua e abacaxi em cubos.
Pode temperar com sala a gosto, um filete de azeite e vinagre, de preferência de maçã. O abacaxi é rico em vitamina C que ajuda na absorção de ferro

Salada a base de chicória:
Rasque as folhas de chicória
Junte alface americana, couve flor, abobrinha crua, tomate.
Corte um morango, mas não até o final. Forme um leque.
Acrescente feijão branco ao dente, esprema limão por cima e acrescente molho de shoyo
Finalize salpicando passas para quebrar o sabor amargo da chicória

Salada russa:
Batata cozida, moranga cozida com casca, ervilha, pimentão vermelho e amarelo.
Misture um pouco de maionese, salpique um pouco de ervas, salsa, cebolinha, um pouco de hortelã e um pouquinho do manjericão.
Acrescente pedaços de ricota, manga, kiwi e vagem.
Pode salpicar por cima também uma mistura de semente de girassol, linhaça, gergelim torrados.
OBS: sementes torradas podem ser usadas por até 15 dias guardadas em recipientes bem fechados.
Enfeite com cenoura em tiras

Salada com maça:
Pepino
Repolho branco e roxo
Cenoura
Milho
E maçã
Para maçã não ficar preta deixe-a de molho, por alguns minutos, na água com limão

Molhos:
(a quantidade de ingredientes depende da quantidade de molho a ser servido)

Molho de maracujá
Polpa de maracujá
Água
Mel
Azeite
Uma pitada de sal
Depois misture o azeite com um garfo para ele não decantar. Bata forte para ele encorpar.

Molho de manga
Manga
Iogurte natural
Hortelã
Pitada de sal
Bater tudo no liquidificador
O ideal é bater e já usar imediatamente pra vc não perder muito essas vitaminas e minerais

Carnes:

Filé com banana empanada

Ingredientes:
300 g de filé ou contra-filé cortado em bifes
Sal e pimenta a gosto
2 bananas nanicas
1 ovo
1 xícara de farinha de rosca
Óleo para fritar as bananas

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e pimenta e grelhe em uma frigideira quente. Reserve.
Para as bananas: bata o ovo, descasque as bananas e passe pelo ovo e depois na farinha de rosca, girando a banana para que a farinha grude em toda a extensão da banana, coloque a banana em óleo quente e frite até dourar. Retire as bananas do óleo e coloque-as sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Distribua as fatias da carne intercalando com fatias da banana. Sirva em seguida.

Carne moída com bananas cortadas em cubos

Ingredientes:
300 g de carne moída
½ cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) óleo ou azeite
1 tomate picado em cubos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 bananas prata cortado em cubos
Sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de cebolinha
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de preparo:
Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola, o alho e o tomate, acrescente a carne moída e deixe dourar e ficar bem sequinha. Coloque a extrato de tomate e tempere a gosto. Coloque a banana em cubos e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente a cebolinha e a salsinha e sirva em seguida.

Peito de frango com morango, kiwi e molho de laranja

Ingredientes:
2 filés de peito de frango
Sal a gosto
4 morangos médios
2 kiwis sem casca
1 colher (sopa) de azeite extra
1 colher (chá) de manteiga
100 ml de suco de laranja
50 g de açúcar refinado

Modo de preparo:
Tempere os filés com sal, grelhe em uma frigideira com azeite ou óleo. Reserve. Corte as frutas ao meio e em uma frigideira coloque o azeite e a manteiga, grelhe as frutas. Em outra panela acrescente o suco de laranja e o açúcar e leve ao fogo até engrossar um pouco. Coloque o peito de frango em um prato regue com o molho de laranja, distribua as frutas e sirva.

Lombo assado com abacaxi grelhado:

Ingredientes:
300 g de lombo
Sal e pimenta a gosto
½ xícara de vinho branco
2 colheres (sopa) mel
2 fatias de abacaxi sem casca
1 colher (chá) de azeite
1 colher (chá) de manteiga
Salsa a gosto

Modo de preparo:
Tempere o lombo com o sal, a pimenta, o vinho e o mel. Deixe descansar por 1 hora. Em um tabuleiro coloque o lombo e cubra com papel alumínio, leve para o forno pré-aquecido a 180ºc, por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire o papel alumínio e volte ao forno até dourar. Reserve. Para o abacaxi, aqueça uma frigideira e acrescente o azeite e a manteiga, coloque as fatias de abacaxi e deixe dourar de um lado, vire as fatias e doure do outro lado. Fatie o lombo e sirva com as fatias de abacaxi. Salpique salsinha picada sobre o lombo.

Dicas de preparo:

Como dourar o abacaxi?
Na hora de grelhar, usar a manteiga no lugar de margarina. A manteiga deixa a fruta com um sabor mais gostoso. O uso do azeite é para que a manteiga não queime e não adquira um sabor amargo. O azeite também vai deixar a fruta dourada.

Como empanar a banana?
O uso da farinha de rosca deixa uma casquinha mais crocante e saborosa. A farinha de trigo pode ser usada, mas não deixa a casquinha crocante como a farinha de rosca. É importante bater o ovo, para que a farinha grude mais fácil.

Qual fruta combina com qual carne e por quê?

Abacaxi:
Só não combina com peixe. O alto teor de acidez da fruta anula o gosto suave do peixe. Combina com carne suína, bovina e frango.

Banana:
Banana combina com todas as carnes. Natural, empanada ou frita. Mesmo com sabor marcante, o gosto da fruta não interfere no sabor da carne, fazendo uma combinação perfeita.

Kiwi e morango:
Combinam com carne de boi, de porco, peixe, por serem levemente ácidas. O sabor dessas frutas não compete com o gosto das carnes. Combinam com frango também.

Molho de laranja:
O molho de laranja só não cai bem com a carne de boi, por causa do teor de açúcar que o molho tem. Por ser adocicado e a carne de porco ter um sabor forte, a combinação não é indicada. O doce do molho compete com o forte sabor da carne. Quando comemos carne de boi, o sabor da carne fica na boca por um tempo. Diferentemente do frango, do peixe e da carne de porco.

Laranja:
A laranja (somente a fruta) combina perfeitamente com todas as carnes e o suco de laranja puro é muito usado para temperar as carnes em geral. Somente o suco nos dá sabor e um pouco mais de maciez à carne.

Viviane Possato – Belo Horizonte – Jornal Hoje

Related Posts with Thumbnails